Dicas

Para que seus móveis tenham uma vida longa é importante que você tome alguns cuidados em relação ao seu uso, limpeza e armazenamento. Listamos aqui algumas dicas para ajudar você a fazer isso:

  • Limpeza do MDF

    A limpeza do MDF precisa de alguns cuidados porque esse tipo de composto é mais sensível à umidade. Um pano limpo, umedecido levemente, dá conta da maior parte das limpezas. Mas lembre-se de secar a superfície por completo com outro pano seco e macio logo em seguida.

    Para garantir a longevidade do móvel, aplique lustra-móveis a base de silicone incolor em um pano e passe-o pela superfície já seca, seguindo a textura do móvel.

    Nunca use esponjas mais duras, panos secos (o atrito pode danificar acabamentos mais sensíveis), detergentes e outros materiais abrasivos. Seguindo essas dicas, além de econômicos, seus móveis em MDF durarão por muito mais tempo, mantendo a beleza característica de fábrica.

  • Calor

    Um dos principais cuidados que se deve ter com os móveis em MDF é evitar sua exposição aos raios solares. A luz do sol pode fazer com que a peça tenha sua cor alterada e suas características também podem ser afetadas. Portanto, não esqueça de proteger seus móveis mantendo eles em locais onde a luz do sol não incide ou com barreiras como vidros com películas protetoras ou cortinas.

    Procure não colocar objetos quentes sobre móveis em MDF, porque isso pode deixar marcas no móvel. Prefira proteger o material com apoios para panela e assim você evitará maiores danos ao seu móvel.

  • Umidade

    Outro cuidado que você deve ter com móveis em MDF é a proteção deles contra a umidade. Por isso é necessário ter atenção especial com móveis que ficam no banheiro e cozinha, bem como ficar sempre de olho nas paredes para notar quaisquer infiltrações. Se necessário, utilize vedantes em móveis juntos à pias e outros objetos que podem acumular umidade. Além disso, evite estender toalhas e outras peças molhadas nos seus móveis em MDF.

  • Manchas

    Evite também o contato de determinadas substâncias como tintas, mesmo a de canetas no MDF. Essas substâncias podem causar danos irreparáveis aos móveis. E tome cuidado ao escolher os produtos de limpeza para utilizar nestes móveis. Leia o rótulo e fique atenta para saber se o produto é compatível com móveis em MDF.